top of page
  • Marcela Lahaud

4 MELHORES CIDADES PARA FAZER INTERCÂMBIO: CANADÁ


O país mais procurado entre os brasileiros para realizar intercâmbio, um dos últimos que eu realizei intercâmbio.. não teria como eu não falar sobre ele aqui no blog ;)

Vamos pelo de praxe: informações básicas e depois destinos, ok? Ok!

INFORMAÇÕES GERAIS DO CANADÁ 🇨🇦

- Língua: Inglês & Francês;

OBS: o francês é falado mais na província de Quebec. Porém todo documento oficial (manual de instruções, por exemplo) vai ter as descrições em inglês E FRANCÊS em todo território;

- Moeda: dólar canadense (CAD);

"MAS MAX ME EXPLICA QUAL DIFERENÇA DO DÓLAR DO CANADÁ PARA O DÓLAR DOS EUA?"

Ele costumava ser mais caro que o americano, já foi mais barato.. É UMA CAIXINHA DE SURPRESA! Hoje o dólar canadense está consideravelmente mais em conta! Mas tem vezes que está a mesma coisa.. Varia demais! RESUMINDO: Tem que ficar acompanhando mesmo.

Só vale lembrar que, independente da diferença cambial, o valor dos produtos no Canadá costuma ser, em média, 20% mais caro que nos EUA.

Vou colocar aqui na tela, por exemplo, o valor do Iphone 7 nos EUA e no Canadá:

Valores retirados dos sites oficiais da Apple dos EUA e Canadá em jan/2017

- Visto: Assim como nos EUA, você pode estudar no Canadá com dois tipos de visto:

1) Visto de turista: é possível estudar no Canadá com visto de turista para cursos com até 6 meses (24 semanas) de duração);

2) Visto de estudante: é necessário tirar o visto de estudante canadense para todos os cursos com duração superior a 6 meses.

OBS 1: Pode ser que seja necessário exames médicos para quem for adquirir o visto de estudante (como raio X e atestados em geral). Porém, infelizmente, não são exames que você pode pedir ir fazer com o médico do seu plano de saúde ou com um parente conhecido show. São com profissionais indicados pelo próprio consulado do Canadá (eles fornecem uma lista com os autorizados).

OBS 2: Dependendo do seu curso, no processo de retirada do visto de estudante você também pode dar entrada no "work permit" (a tão aclamada pelos brasileiros, a "permissão de trabalho" em território canadense).

A possibilidade de retirada, ou não, da permissão de trabalho varia de acordo com o tipo curso que você estará fazendo (línguas/técnico/graduação) e a duração dele.

.. eu ainda vou fazer um vídeo falando só disso, mas, enquanto isso: FOCO NO DESTINOS!

1) VANCOUVER

SOBRE A CIDADE

Eu já comentei N vezes no canal (visite o canal "Embarque Imediato" sobre intercâmbio e viagens clicando aqui). que Vancouver e San Diego são os destinos eu chamo de “mamão com açúcar”: no sentido de que é praticamente impossível você ir realizar intercâmbio lá e não gostar. Você pode não achar que a cidade tem 100% a ver contigo ou que você não moraria lá para todo sempre, mas você com certeza vai ser feliz!

E a cidade costuma agradar bastante os brasileiros também por N motivos.

Primeiro: lá tem praia! Claro que não é praia tipo aqui do Brasil e, diferente daqui também, você vai ver muita gente, por exemplo, de calça e casaco andando pela "bay aerea". Pois como não é tão calor quanto aqui, as pessoas têm costume de ir na praia só caminhar independente do clima.

Tem mais roupa nessa foto do que em Copacabana inteira nos seus dias de pico

CLIMA

O clima da cidade também é muito bom para nós, brasileiros, conseguirmos nos adaptar.

No inverno dificilmente chega a menos de 0 graus (lembrando que caso você queira viajar para ver neve, isso pode ser uma decepção) e no verão a temperatura média é de 20 graus, podendo ultrapassar os 30.. Mas não é tãaao comum!

A cidade também é apelidada carinhosamente de “raincouver” graças as constantes chuvas, porém os dias lindos de sol e céu aberto compensam totalmente! A cidade tem muito parque, verde, cercada por montanhas nevadas.. Tudo para você se sentir bem! Clima gostoso não só de temperatura, mas no geral.

Não é atoa que a cidade já foi eleita várias vezes como melhor cidade para morar

CUSTO DE VIDA

Devo admitir que o custo de vida não é nada baixo. Então você pode separar ai uma média de 1.500/mês enquanto estiver morando por lá.

3 PONTOS TURÍSTICOS

2) Passear pela English Bay (reza a lenda que assistir o por do sol lá é show)

VIAGENS PARA FAZER DURANTE O INTERCÂMBIO

1) Richmond: 30min de Skytrain (veja itinerário aqui);

2) Whistler: de carro dura, em média 2h, de trem em média 3h. Maaaas.. se você for de trem e sentar na janela, é possível apreciar uma vista maravilhosa que vale super a pena (veja os tickets aqui);

3) Seattle: Sim! Você pode fazer seu tour de compras indo para os EUA e conhecer Seattle que fica em média 2h e meia de carro (veja itinerário aqui).

2) TORONTO

No meu canal do Youtube (MAIS UM VEZ -rs- vou dizer para que vocês visitem o canal "Embarque Imediato" sobre intercâmbio e viagens clicando aqui) as pessoas já devem estar cansadas de me ouvirem falar de Toronto 😂😂

Eu já falei sobre Toronto enquanto eu ESTAVA EM TORONTO, eu já fiz um mega resumão sobre COMO É ESTUDAR EM TORONTO e como foi MINHA EXPERIÊNCIA EM TORONTO.. mas NÃO TINHA COMO não falar de Toronto aqui também!

SOBRE A CIDADE

Apesar de não ser a capital do Canadá, a cidade é a maior e a mais populosa do país: com uma aérea de mais ou menos 630 km² e uma população superior a 5 milhões. O que pra nós, brasileiros, não é LÁAA GRANDE COISA.. mas para eles já é gente BAGARAI!

Toronto é muito comparada a Nova Iorque, não só pela sua proximidade territorial, mas também por conta do estilo das cidades, que são realmente muito parecidas. Assim como Nova Iorque, Toronto é muito cosmopolita, e isso reflete tanto nas pessoas, você vê que tem gente do mundo inteiro andando pelas ruas, assim como nos seus costumes e na culinária. É possível encontrar bairros e restaurantes do mundo todo lá.

#DICADATIAMAX Para as pessoas cogitam ir fazer intercâmbio em Nova Iorque, porém acham a cidade muito grande, turística ou cara demais, Toronto é uma excelente opção!

Gosto de lembrar que Toronto é cidade grande! Cheia de aranha céus, comércio.. é o centro financeiro e comercial do país! Tem atrações e eventos acontecendo o ano todo! No site oficial da cidade você poder clicar na data que você vai estar ou pretende ir para Toronto e ele te mostra todos os eventos que estarão rolando! (entre no site clicando aqui e dê uma espiada 😉).

A principal rua da cidade é a Younge Street, que, literalmente, corta a cidade de norte a sul. Existem diversas atrações em torno da Younge. Andar sem compromisso pela Queen Street West, por exemplo, é uma ótima opção para quem quer ver gente interessante, lojas chiques, cafés, bares e restaurantes.

A Queen Street West é considerada a rua dos bohemios e ficava uma quadra da minha escola. Adorava ir lá!

Para os que buscam lojas sofisticadas, como Gucci e Tiffany, a Rua Bloor e a Yorkville Avenue vão te satisfazer.

CLIMA

A cidade tem os climas bem marcantes, diferente de Vancouver. Enquanto no inverno é frio, no verão é quente. As pessoas que fazem intercâmbio por um longo período contam que a cidade parece outra no inverno e no verão do tanto que ela muda! Eu peguei neve de meu pé afundar no branquinho enquanto eu ia para a escola, já no verão a galera anda nas ruas igual aqui no Rio! Short, blusinha sem manga.

CUSTO DE VIDA

O custo de vida de Toronto não é muito diferente do Vancouver. Eu recomendaria algo parecido, em torno de CAD 1.400/mês

3 PONTOS TURÍSTICOS

1) Claro, a CN Tower é parada obrigatória

olha eu lá de cima!rs

3) Visitar a Toronto Island

OBS: Eu ia colocar na lista o tour na fábrica da cerveja Steam Whistle, que eu até fiz vídeo (veja o vídeo clicando aqui).. MAAAAS como eu sei que tem menor de idade e aqui é canal de família, vamos colocar um programa para toda família né mesmo!

VIAGENS PARA FAZER DURANTE O INTERCÂMBIO

1) Niagara Falls: de carro leva cerca de 1h e 15min e de ônibus ou 1h e 45min (veja itinerário aqui);

2) Nova Iorque: SIM! Você consegue ir de Toronto até Nova Iorque! É super comum a galera que faz intercâmbio em Toronto dá uma passadinha na Big Apple!

OBS: A opção mais em conta, que é de ônibus/trem, leva entre 10h/12h, mas de avião são só 1h e 20min, um pouco mais que a ponte aérea RJ - SP, super de boa!

3) Kingston: 2h e 40min de carro (veja itinerário aqui).

3) MONTREAL

SOBRE A CIDADE

Apesar de ser a terceira cidade no raking das mais procuradas pelos intercambista no Canadá, Montreal é a maior cidade da província de Quebec e a segunda mais populosa do Canadá. A sensação que você tem quando vai a cidade é de conhecer um pedacinho da Europa misturado do melhor da cultura norte americana em um só lugar (só ai a cidade já me ganhou!)

É a melhor opção para quem realmente quer estudar em uma cidade bilíngue. E como nesse post estamos falando sobre intercâmbio de curso de línguas e, sendo mais específica, de inglês, tem alguns pontos que eu gostaria que vocês mantenham em mente sobre Montreal:

Quebec é uma província que se diferencia bastante do Canadá no geral (não é atoa que eles já quiseram independência e essas coisas todas). E Montreal é única cidade que você vai ver esse mesclar de inglês e francês tão bem. E quanto mais você se afastar de Montreal na província, menos inglês você vai escutar.

Eu encontrei um blog muito bacana que é o “sair do Brasil” onde o Camilo conta bem sobre a utilização das duas línguas na cidade (veja o post clicando aqui).

..MAS VOLTANDO!

A cidade tem a maior quantidade de festivais de rua de todo Canadá, mais de 40 anos festivais o ano todo! Sendo os mais famosos o de jazz, o Festival Internacional de Jazz que acontece no verão, e os de cinema (sendo o mais conhecido o "Festival des Films du Monde"). É possível encontrar mais de 100 companhias de teatro e um centro de moda super evoluído, com várias faculdade especializadas na área. IRADA SOU EU DE CALCINHA ISSO AI É OUTRA COISA MERMAUM!

.. Ahh! E como uma boa gordinha eu não poderia deixar de falar: a gastronomia é um ponto forte de Montreal, com excelentes opções de boa comida até mesmo na rua.

Então vamos lá: a galera que é apaixonada por artes, cinema, gastronomia, moda vai SE AMARRAR EM MONTREAL! Tipo assim, melhor tipo de galera vai estar em Montreal!

CLIMA

O clima da cidade é parecido com o de Toronto inverno, frio e lembra um pouco mais o de Vancouver durante o verão: com céu claro, cores vivas, podendo alugar uma bicicleta visitar os belos parques da cidade.. Vai falar que você não ficou afim de ir para lá depois dessa descrição?

Um típico cenário de Montreal no verão

CUSTO DE VIDA

Tá ai outro ponto positivo da cidade!

O custo de vida da cidade é consideravelmente menor do que os de Toronto e Vancouver. Você consegue ficar bem com, em média, CAD 1.00/mês.

3 PONTOS TURÍSTICOS

.. onde você pode ver, até mesmo algo tão francês quanto a Catedral de Notre Dame:

2) Parque Mont Royal

VIAGENS PARA FAZER DURANTE O INTERCÂMBIO

1) Quebec: mais ou menos 3h de carro (veja itinerário aqui);

2) Mont-Tremblant: conhecida por ser um dos melhores lugares para se esquiar no Canadá, fica 1h e meia de distancia carro e mais ou menos 3h de ônibus (veja itinerário aqui);

3) Thousand Islands: entre o Canadá e os EUA fica mais ou menos 2h e 20min de carro (veja itinerário aqui).

4) CALGARY

Eu já falei um pouco de Calgary no canal quando eu gravei com a Lully e ela contou como foi a experiência da mãe dela em morar em casa de família quando ela fez intercâmbio na cidade (veja o vídeo clicando aqui). Mas vamos mais a fundo no assunto aqui:

SOBRE A CIDADE

A cidade é conhecida por ter 3 motivos:

1) Foi sede os jogos olímpicos em 1988;

2) Stampede (que é o evento de rodeio super regional onde a galera se veste de maneira típica, sai nas ruas, muito louco!);

3) Pela proximidade com o Banff National Park, o principal parque das universalmente famosas Montanhas rochosas.

Além disso a cidade é limpa, organizada, segura, com um bom transporte público, sistema de saúde.. Não é atoa que já foi considerada diversas vezes uma das melhores cidades do mundo para se viver.

OBS: Hoje em dia não está para tanto, acredita-se que por causa da crise do petróleo, que é uma das maiores fontes de renda da cidade.. MAS ISSO AQUI SÃO OUTROS 500! VAMOS VOLTAR AO INTERCÂMBIO!

Já pela descrição você consegue ver que ela consegue mesclar bem o moderno (urbano, com prédios tipo aranha céus) com belezas naturais. Estudar em Calgary quer dizer que você vai manter a diversidade multicultural (que você já teria contato estudando nas principais cidade do Canadá) com a oportunidade de conviver com a real cultura do canadense raiz! O estilo de vida country da cidade é uma atração a parte!

Em geral o estereótipo do cidadão calgariano é: jovem, cowboy, bem educado, acolhedor, apaixonado pelo seu estado/comunidade e amigável. Bem o tipinho que a gente procura quando vai fazer intercâmbio.

CLIMA

O clima de Calgary é tão louco que chega a ser engraçado.

Eles são bem instáveis, os eventos climáticos conhecidos como “Chinook” (que acontecem no país inteiro, porém em Calgary acontece, tipo, muito mais) salvam um pouco a população do frio abaixo de 0 que toma conta da cidade, porém prepare-se para muita neve.

A cidade é bem seca, o que faz que ela tenha mais de 300 dias só de sol.

Perceba que eu falei "seca", NÃO "QUENTE"! Praticamente não se chove no inverno. Eu, que odeio chuva, vejo isso como uma excelente vantagem.

CUSTO DE VIDA

O custo de vida da cidade é quase que um meio termo entre Vancouver e Montreal. Você consegue viver com uma média de CAD 1.200/mês

3 PONTOS TURÍSTICOS

VIAGENS PARA FAZER DURANTE O INTERCÂMBIO

1) Banff National Park: os Parque Rochosos não teriam como ficar de fora, Banff é o principal. Fica em media 1h e 15min de carro (veja itinerário aqui);

2) Lake Louise: Também faz parte dos Parques Rochosos. Fica em média 2h de distância de carro (veja itinerário aqui);

3) Edmonton: a capital do estado de Alberta fica em média de 3h de carro (veja itinerário aqui).

Aliás, Edmont é uma cidades que você é capaz de assistir um dos efeitos naturais mais lindos do mundo: a Aurora Boreal

Como muitos de vocês já devem saber, o youtuber Izzy Nobre mora em Calgary e ele faz constantemente vários vídeos mostrando o estilo de vida da cidade. Vou deixar o link de uma playlist de vídeos onde ele fala só sobre como é morar no Canadá (para ver a playlist com os vídeos clique aqui).

E queria aproveitar para falar que têm duas cidades que vocês devem estar se perguntando POR QUE RAIOS NÃO ESTÁ NESSA LISTA e eu queria DEMAIS coloca-las aqui, que são: Quebec e Ottawa.

Ottawa além de ser capital do país foi considerada a melhor cidade para se viver no Canadá na ultima pesquisa realizada pelo MoneySense (para ler a lista completa clique aqui).

Mas a grande questão é: Ottawa não é uma cidade com muito carismática.

Não é fácil achar um perfil de aluno que vá estudar na cidade e gostar. Normalmente é um perfil muito especifico: ou aquela pessoa quer ir para lá por conta de uma escola ou parente que já mora lá. Portanto eu achei que poderia ser imprudente da minha parte colocar em uma lista cujo o principal intuito é agradar o máximo de pessoas possíveis.

Já Quebec eu não quis colocar porque é uma cidade muito distinta do Canadá inteiro e que as pessoas não falam inglês (diferente de Montreal, em Quebec eles praticamente SÓ FALAM FRANCÊS!).

Mas a cidade é MUITO GOSTOSA! As pessoas que vão adoram, vale super a pena conhecer visitar e cogitar estudar lá caso você tenha o intuito de estudar francês (tendo em mente alguns pontos como o sotaque e algumas palavras diferente, tipo o português de portugal e nosso português aqui do Brasil).

O que você achou das cidades? Ficou animado para fazer intercâmbio no Canadá?

COMENTE AQUI EMBAIXO e não deixa de ver o vídeo do canal sobre o assunto e dar aquele LIKE MAROTO:

Byee 😘😘

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page