top of page
  • Marcela Lahaud

FAQ: PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE INTERCÂMBIO


Eu já fiz um vídeo no meu canal do Youtube falando sobre o intercâmbio em geral:

Para vocês já irem se familiarizando com o assunto!

E apesar de ter esse, e mais diversos vídeos (aliás, tenho uma playlist com TODOS os meus vídeos sobre intercâmbio - você pode assisti-lo clicando aqui) porém percebo que tem algumas dúvidas que são frequentes e vocês me fazem (quase) sempre! Por isso eu preparei esse post com as respostas das perguntas MAIS COMUNS sobre INTERCÂMBIO 😉

1) HÁ UMA IDADE MÍNIMA (OU MÁXIMA) PARA FAZER

CURSO DE IDIOMAS NO EXTERIOR?

Os cursos geralmente aceitam alunos a partir de 18 anos. Porém, um grande número de escolas que abrem exceções/aceitam estudantes de a partir 16/17 anos. Mas, se você não está nessa faixa etária de idade, CALMA: NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Relaxa que, para variar, a Tia Max vai te ajudar!

Há intercâmbio PARA TODO MUNDO! Deixa eu mostrar para vocês:

  • PARA OS NOVATOS (menores de 16 anos):

Existem programas focado para a galera menor de 16 anos. "Mas o que há de especial nesse programa, Tia Max?" Nele além das aulas de idiomas, tem incluso diversas atividades e passeios, e sempre supervisionado por um professor ou um "group leader" da escola.

Normalmente esses programas têm duração de 2 até 4 semanas e acontecem durante o período de férias escolares, principalmente no meio do ano (quando é verão nos países do hemisfério norte).

A possibilidade de destinos são imensas, mas os mais procurados costumam ser: EUA (principalmente: Califórnia, Flórida, Nova Iorque e Boston), Reino Unido (além de Londres, existem excelentes opções em Brighton, Bournemouth, Bristol), Canadá (Whistler, Vancouver) e Malta.

  • PARA OS "MAIS VIVIDOS" (acima de 50 anos):

Exatamente NÃO EXISTE IDADE MÁXIMA PARA FAZER INTERCÂMBIO!

A idade média da galera que faz os cursos de idioma no exterior está tem entre 20-25 anos. Mas caso você queira uma escola com um perfil mais maduro, você pode falar com a sua agência de intercâmbio para ela te direcionar as escolas com o perfil de alunos mais alto.

.. porém, se for algo do tipo: MAX, QUERO VER INTERCÂMBIO PRA MINHA VÓ!

RELAXA QUE TAMBÉM TEM!

Algumas escolas oferecem programas programas especiais "50+", feitos para a galera na casa dos 50 (dã), com atividades culturais e acomodações específicas para esses lindos mais vividos cheio de história para contar.

Entre alguns dos destinos que oferecem esse programa, estão: Bournemouth (Inglaterra) e Gozo (Malta).

2) QUANDO COMEÇAM AS AULAS?

Não estamos em 1965, mas você entendeu a ideia, né?

Normalmente as aulas começam toda segunda-feira. Exatamente, grande parte das as escolas tem turmas começando TODA SEGUNDA FEIRA DO MÊS.

"AI COMO FUNCIONA MINHA CHEGADA LÁ NA ESCOLA, TIA MAX?"

No caso você sai daqui do Brasil no sábado, chega no destino/acomodação no domingo, e inicia as suas aulas na segunda.

Pode ser que a escola ofereça datas de início especificas para alunos ou para algum curso específico 100% iniciantes (tipo, "toda primeira segunda feira do mês"). Mas isso vai estar especificado na descrição do curso que você escolher e agência de intercâmbio vai saber dizer também.

3) POSSO VIAJAR SEM SABER NADA DE INGLÊS

(OU DA OUTRA LÍNGUA QUE EU VOU APRENDER)?

Já disse isso no meu canal do Youtube diversas vezes e vou enfatizar de novo: você pode viajar sem saber NADA de inglês! Tipo, 0 mesmo!

Quando você for realizar o seu intercâmbio você fazer uma avaliação no que a gente chama de "orientation day" (dia de orientação), onde a escola vai aplicar diversos testes para saber qual é seu nível da língua e te colocar na turma de acordo com ele.

Já digo que DIFICILMENTE alguém daqui do Brasil tem o inglês zero (normalmente quem está nessas turmas são árabes, japoneses, chineses, pessoas com outro alfabeto - aqui no Brasil a gente tem muita referência em inglês, então, sem nem imaginarmos, já não somos nível: ZERO)!

PORÉMENTRETANTOTODAVIA, não é o mais recomendável! O ideal é que você já vá fazendo algumas aulas, ou, até mesmo, aprendendo por conta própria (seja por aula no youtube ou aplicativo no celular.. SEILÁ! Qualquer coisa rs) para, até mesmo, otimizar seu aprendizado enquanto você estiver no exterior.

Sem contar que viajando já com um conhecimento prévio da língua, você se sentirá mais seguro enquanto você estiver no exterior e, consequentemente, conseguirá aproveitar mais (ou não né. Afinal: histórias de perrengue no exterior, são as MELHORES histórias 😂)!

4) QUANTO EU CONSIGO APRENDER COM 1(UM) MÊS DE CURSO?

Como tudo nessa LINDA vida, isto depende exclusivamente e somente de uma única pessoa nessa vida: você.

YES WE CAN (se você fizer por onde, porque, né)

Claro que outros fatores também vão influenciar, por exemplo, como você vai se comportar na sua acomodação (você vai sair e conversar com a família? Ou, se ficar em residência estudantil, você vai se propor a conversar e interagir com a galera das outras nacionalidades?); Se você quiser aumentar seu conhecimento de gramática, a intensidade do curso e horas de estudo individual também vão contar bastante.

Pensa no seguinte: levando seu programa de intercâmbio (curso, acomodação, dia a dia nas ruas e na convivência social) a sério, um iniciante pode atingir um nível intermediário-baixo em espanhol depois de um mês.

Claro que você sendo ok em inglês, não vai sair podendo fazer um MICHIGAN depois de um intercâmbio de 4 semanas.

Eu, por exemplo, fiz 4 intercâmbios: Nova Iorque, Londres, Toronto e San Diego (huuun, phyna). E eles nem de 4 semanas foram, foram de 2 SEMANAS 😱! E eu consegui SIM aprender em todos eles! Principalmente o meu listening e speaking. Mas se eu quisesse um foco mais técnico da língua (aprender mais gramática, ortografia, fazer alguma prova de proficiência da língua), o ideal seria que eu fizesse cursos de duração mais longa.

5) POSSO TRABALHAR DURANTE O MEU INTERCÂMBIO?

Tipo isso, Iggy.. Tipo isso..

Para você trabalhar em qualquer lugar do mundo, você precisa do que a gente chama do "work permit" (tradução: "permissão de trabalho"- visto ou permissão de trabalho), e não são todos os países que oferecem essa permissão.

Os países de língua inglesa que permitem estudar e trabalhar são: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Irlanda. Cada um com suas regras especificas, em relação a duração do curso necessário, taxas consulares, exames médicos.. varia muito! E isso é tema para outro post rs

6) QUAIS SÃO OS TIPOS DE ACOMODAÇÃO QUE EU POSSO FICAR?

"QUERO FICAR NUM IGLU, TIA MAX!"

A acomodação mais comum para quem vai fazer os cursos de idioma no exterior são as casa de família, e a maioria das escolas também oferecem a opção de residência estudantil.

Tem algumas escolas que oferecem hospedagem também apartamentos compartilhados, ou individuais, ou dentro da própria escola, flats, hotéis.. E assim vai! Mas não TODAS as escolas que oferecem essas opções mais "especiais", ok?

Lembrando que a casa de família do curso de idiomas é diferente das famílias que a gente conhece dos programas de high school (quando a pessoa vai estudar o ensino médio: que a família te acolhe e te trata você em real membro da família - mas não acha que é só maravilhas: ser membro da família também quer dizer compartilhar as atividades domesticas, ok? MAS ISSO É TEMA PARA OUTRO VÍDEO! rs).

No curso de idioma pode ser que a pessoa tenha um quarto disponível em sua casa e disponibilize-a para intercambistas. Não quer dizer necessariamente que vocês terão uma relação mais próxima.

Em Toronto, por exemplo, eu fiquei numa casa que eu não via muito a família. Quando eu tinha minhas refeições na casa a gente conversava, mas nada demais.

Já na California a minha host, foi, tipo, MINHA MÃE! Me recepcionou até com agua, flores, bilhetinho!

A gente saiu para passear, fazíamos várias refeições juntas, ela me ensinou vários termos em inglês ..

Então, realmente, não tem fórmula nem como adivinhar! Depende muito de você vai também lidar com a família quando você estiver lá.

Foto com a minha host mom maravilhosa para vocês morrerem de inveja

Eu já fiz não foi só um, mas DOIS VÍDEOS falando sobre acomodações em intercâmbio caso vocês queiram saber melhor só clicar aqui e aqui!

7) SE VEJO QUE AS AULAS ESTÃO MUITO FÁCEIS/DIFÍCEIS,

POSSO TROCAR DE TURMA?

Sim, existe essa possibilidade! Você só precisará falar com o seu professor ou conversar com o Diretor de Estudos da sua escola.

Se estiverem de acordo ~com as seus anseios~ e tiver vaga na turma "mais apropriada", você poderá mudar. Esta mudança é limitada para cursos que requerem um nível mínimo, como por exemplo, os cursos de inglês para negócios ou outros mais específicos.

8) QUANTO CUSTA FAZER UM INTERCÂMBIO?

ESSA É A PERGUNTA QUE NUNCA QUER CALAR!

E existe um PORQUÊ muito lógico dessa resposta não estar ESTAMPADA na nossa cara. E o motivo é simples: Esse valor VARIA MUITO! Depende da qualidade da escola, da acomodação, do destino (até no mesmo país o valor pode variar muito - fazer intercâmbio em Manchester é muito mais em conta do que fazer em Londres, por exemplo), da duração.. DE TUDO!

O ideal mesmo é que você procure uma agência de intercâmbio que eles vão te passar o valor exato. Até porque os valores que as escolas passam são na moeda local e a agência de intercâmbio já faz a conversão para o real no momento que te entrega o orçamento.

MAS PARA VOCÊ NÃO SAIR DESSE POST DE MÃOS VAZIAS, tenha em mente que você terá os seguintes gastos quando for estudar no exterior:

  • CURSO: vamos contar que será, em média, USD 250-300/semana;

PS: Lembrando que esse valor é ALTAMENTE GENÉRICO E PODE VARIAR DEMAIS E EU NÃO COLOCO MINHA MÃO NO FOGO POR NADA. Depois não vai dizer "mas a Max falo tal valor mimimimi" QUE EU NÃO TÔ GARANTINDO NADA! E, normalmente, quanto maior o curso, menor o valor de cada semana de curso.

  • + ACOMODAÇÃO: uma média, de USD 200-250/semana;

PS: Lembrando que esse valor é ALTAMENTE GENÉRICO E PODE VARIAR DEMAIS E EU NÃO COLOCO MINHA MÃO NO FOGO POR NADA. Depois não vai dizer "mas a Max falo tal valor mimimimi" QUE EU NÃO TÔ GARANTINDO NADA! E, normalmente, quanto maior o curso, menor o valor de cada semana de curso.

  • + PASSAGEM: em média USD 1000;

  • + TAXAS CONSULARES E GASTOS PESSOAIS

Espero que eu tenha ajudado vocês a se situarem melhor para programar o intercâmbio de vocês!

Ficou mais alguma dúvida? Coloca aqui nos comentários se vocês querem saber mais alguma coisa :)

E NÃO DEIXEM DE VER O VÍDEO DO CANAL SOBRE O ASSUNTO!

Vejo vocês aqui no próximo post! Byeee 😘😘

215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page